sexta-feira, 26 de outubro de 2007

4 - A crise da Bossa Nova no Brasil - 2ª parte


2ª parte

Também em 1963 surge um Vinícius mais politizado, ao lado de Carlos Lyra compõe o hino da União Nacional dos Estudantes, a UNE. Na mesma noite, em estado de overdose musical, fazem a fenomenal Marcha da quarta-feira de Cinzas, essa música acaba sendo uma espécie de premonição do golpe militar que surgiu um ano depois.

No mesmo ano aparece o grupo Quarteto em Cy, Vinícius de Moraes é uma espécie de grande pai do grupo vocal - formado, originalmente, pelas irmãs Cynara, Cyva, Cybele e Cylene, nascidas em Ibirataia, perto de Ilhéus, Bahia. Elas fazem a pré-estréia, no Bottle's Bar, no Beco das Garrafas em junho de 1964. No mesmo ano na boate Zum Zum, participam de um show histórico ao lado de Vinícius, ao lado de Dorival Caymmi e de Oscar Castro Neves. O show fica em cartaz cinco meses e é um enorme sucesso.

Em 1964, Brigitte Bardot, até então a maior musa do cinema mundial vem ao Brasil junto com seu namorado franco-argelino brasileiro Zagury, que fez com que ela se apaixonasse pela Bossa Nova. Logo que ela chega no Rio é uma confusão de fotografos querendo ver Brigitte de perto, já que Brigitte veio ao Brasil pra descansar, ela vai pra Búzios, junto com Zagury. Na época Búzios era um lugar deserto, um paraíso, tudo que Brigitte queria, eles ficavam o dia inteiro ouvindo e cantando Bossa Nova e tomando banho de mar. Mas eles não ficaram o tempo todo em Búzios, as vezes eles davam uma escapulida para o Rio, já que Zagury era amigo de Luiz Éça, ele os levou pra o seu apartamento onde vários cantores e músicos da Bossa Nova estavam lá, como o Tamba Trio, Vinícius de Moraes, Edu Lobo, Wanda Sá e muitos outros. Aí eles ficaram a noite inteira tocando e cantando várias músicas novas, Brigitte ficou encantada. Depois eles foram de madrugada pra praia e ficaram até de manhã, dizem até que Brigitte tirou a parte de cima do biquíni e foi pro mar, mas tem gente que diz que foi miragem.
Poucos dias depois a cena se repetiu, só que na casa de Tom Jobim e sem Zagury. Tom deu a Brigitte o tratamento completo: falou em francês, cantou várias músicas no piano com ela ao lado, tocando todas as músicas com acordes impressionistas pra impressionar Brigitte. Segundo Roberto Quartin, que também estava lá, a platéia, pressentindo o clima, foi saindo de fininho e, no fim, só restavam Tom, Brigitte e ele. Quartin preparou-se pra tambem se retirar, mas Tom instistiu para que ele ficasse. "Eu vou levar a Brigitte em casa, em Copacabana, e já volto", garantiu. Quartin deitou no sofá e planejou cochilar, na certeza de uma longa espera. mas, 15 minutos depois, Tom já estava de volta. E, antes que Quartin fizesse qualqer pergunta, Tom respondeu: "Sabe, Roberto, essas coisas são muito delicadas, você tem que tirar a roupa, suar muito, dar prazer a mulher e depois botar a roupa de novo. Aí, pega o carro, volta pra casa, mente pra sua mulher - a troco de quê? Não dá." Brigitte ficaria ainda mais alguns meses, ficou maravilhada com o Rio e especialmente com Búzios, mas só que depois de Brigitte a cidade de Búzios, infelizmente não seria mais a mesma.

Também em 1964, a cantora Nara Leão, musa da Bossa Nova, lança um disco que provocou muita polêmica, mas foi histórico, ao invés de ter músicas de Bossa Nova, tinha só músicas de sambistas tradicionais como Cartola, João do Vale e Zé Keti. Nara Leão então começa a ser vista com desconfiança pelos músicos de Bossa Nova, mas eles não imaginavam que com esse disco só de músicas de sambistas de morro, com uma sonoridade de Bossa Nova, era o início de que pouco depois seria chamado de MPB. Mas, naqueles anos tão díficis todo mundo queria ouvir a OPINIÃO de Nara.

Ainda em 1964, foi criado o grupo MPB-4, um grupo de quatro homens, que se chamam Ruy, Aquiles, Miltinho e Magro.

No mesmo ano acontece o golpe militar que mudaria para sempre a historia do Brasil, especialmente na música popular.


Nenhum comentário: