sexta-feira, 19 de outubro de 2007

3 - A Bossa Nova conquista os EUA - 7ª parte


7ª parte

Em 1976, mais um disco fenomenal: THE BEST OF TWO WORLDS, envolvendo João Gilberto, Stan Getz e a nova mulher de João Gilberto que estava estreando em disco - Miúcha, irmã de Chico Buarque. Mesmo não contendo seu nome, Miúcha aparece na capa do disco. As músicas do disco são: Double Raimbow, versão em inglês de Chovendo na roseira, cantada brilhantemente pela Miúcha, Águas de Março, cantada em português pelo João Gilberto e em inglês pela Miúcha, Lígia, (todas as três do Tom), numa gravação expetacular cantada pelo João Gilberto, Falsa Baiana, de Geraldo Pereira, também tem Retrato em branco e preto, do Tom e do Chico Buarque, também cantada pelo João Gilberto, Izaura, de Roberto Roberti e Herivelto Martins, cantada pelo João e pela Miúcha, Eu vim da Bahia, de Gilberto Gil, também cantada pelo João, João Marcello, de João Gilberto, a bela É preciso perdoar, de C. Coqueijo e A . Luz, também cantada pelo João e Just one of those things, de Cole Porter, cantada pela Miúcha com João Gilberto no violão.

Em 1977, João Gilberto lança também nos EUA um dos seus discos mais cultuados mundo afora: AMOROSO. Este disco possui vários standards tanto brasileiros e internacionais. Segundo a cantora canadense de jazz Diana Krall afirmou, esse disco foi o que a mais influenciou na sua carreira. As músicas desse disco são: a belíssima S wonderful, de Gerwshin, Estate, de Bruno Martino e Brigueti, Tim tim por tim tim, de Haroldo Barbosa, Besame mucho, de Velasquez, uma gravação fenomenal de Wave, Caminhos cruzados, Triste e Zingaro, todas de Tom Jobim, essa última é mais conhecida como Retrato em branco e preto, com letra do Chico Buarque. Mesmo sendo esse disco, um disco sensacional, cultuado mundo a fora, João Gilberto não gostou dele, falou que Claus Ogerman que fez os arranjos do disco, estragou os arranjos. Logo quem? Vai entender o João. Pra muita gente esse é o melhor disco do João Gilberto.

Em 1980, a espetacular cantora de Jazz Ella Fitzgerald lança o disco ELLA ABRAÇA JOBIM, uma homenagem maravilhosa a Tom Jobim. O disco é sensacional, mas o que pra muita gente ficou, que a Ella ficou um pouco ressabiada de fazer seus famosos scats por causa das músicas do Tom, por isso o disco poderia ter sido melhor por causa da Ella que é a maior cantora de Jazz de todos os tempos e também por causa do Tom. De qualquer modo, Ella abraça não só Tom Jobim, mas toda a Bossa Nova, que deve muito a ela, por ser tão adorada nos EUA, ela sendo uma das primeiras divulgadoras da Bossa nos EUA As músicas do disco são: Somewhere in the hills (O morro não tem vez), The girl from Ipanema (Garota de Ipanema), Dindi, Off key (Desafinado), Water to drink (Água de beber), Dreamer (Vivo Sonhando), Quiet night of quiet stars (Corcovado), Bonita, One note Samba (Samba de uma nota só), Don't ever go away (Por causa de você), Triste, How Insensitive (Insensatez), She`s a carioca (Ela é carioca), This love that I've found (Só tinha de ser com você) , A felicidade, cantada em português (!) , Wave, Songs of the jet (Samba do Avião), Photography (Fotografia) e Useless landscape (Inútil paisagem).


Nesse capítulo foram utilizadas passagens de:

OLIVEIRA, Aloísio. Livreto que está no encarte do disco Bossa Nova sua história sua gente, 1975.

CASTRO, Ruy. Chega de saudade – A história e as histórias da Bossa Nova; Companhia das letras, 1990.

CASTRO, Ruy. A onda que se ergueu no mar: Companhia das letras, 2001.

CABRAL, Sérgio. Antonio Carlos Jobim – Uma biografia; Lumiar, 1997.

JOBIM, Helena, Antonio Carlos Jobim – Um homem iluminado; Nova Fronteira, 1996.

LYRA, Carlos. Entrevista dada a Luiz Carlos Oliveira, disponível no site www.jobim.com.br, acessado em 2002.

Faixas de discos tiradas do site www.cliquemusic.com.br

Faixas de discos tiradas do site www.jobim.com.br

Filme Coisa mais linda, de Paulo Thiago, 2005.

Filme Tom e a Bossa Nova, de Walter Salles Jr, 1993


Nenhum comentário: