sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

5 - A Bossa Nova conquista o Japão - 1ª parte





1ª parte

No início dos anos 80, a Bossa Nova estava em crise no Brasil e até nos Estados Unidos, onde na década de 60 competiu em pé de igualdade com o Rock. A partir dos anos 70, com o advento do Soul, da Disco Music e do Reggae, a Bossa Nova começou a perder seu terreno nos Estados Unidos. Mas no início dos anos 80, a Bossa Nova começou a ser ouvida e adorada no outro lado do mundo: no Japão.

Os primeiros músicos brasileiros a divulgarem a Bossa Nova no Japão foram Nara Leão e Roberto Menescal, quando os dois começaram a fazer shows e lançar discos no Japão. Mas a primeira artista brasileira a lançar um disco no Japão, foi a Divina Elizeth Cardoso, em 1978 lançou o belo disco ELIZETH LIVE IN JAPAN com vários sambas e bossas maravilhosos. O disco começa com Barracão, de Luiz Antonio, depois tem o belíssimo samba Na cadência do samba, de Luiz Bandeira, depois tem a maravilhosa Apelo, do Baden Powell e do Vinícius de Moraes, depois tem a clássica A noite do meu bem, de Dolores Duran, depois tem Última forma, do Baden e do Paulo César Pinheiro, depois tem Naquela mesa, de Sérgio Bittencourt, depoits tem a também clássica É luxo só, de Ary Barroso e Luiz Peixoto, depois tem o super clássico Manhã de carnaval, de Luiz Bonfá e Antonio Maria, depois tem a maravilhosa Preciso aprender a ser só, do Marcos e do Paulo Sérgio Valle e no final a também maravilhosa Outra vez, do Tom Jobim. Até hoje anos depois de sua morte, Elizeth ainda é adorada no Japão.

Em 1985, há um reencontro maravilhoso entre Nara e Menescal, que lançam juntos o belo disco: UM CANTINHO E UM VIOLÃO. Menescal não lançava um disco há mais de 15 anos. Esse disco acabou saindo primeiro no Japão e depois no Brasil. As músicas do disco são: O negócio é amar, de Carlos Lyra e Dolores Duran, Tristeza de nós dois, Sabor a mi, Da cor do pecado, Transparências, Blusão, Resignação, Vestígios, There will be another to you, Comigo é assim, Mentiras e Inclinações musicais.

Em 1988, Nara é convidada pelos japoneses a fazer um disco de clássicos do jazz cantados em português em ritmo de Bossa Nova. O disco se chama SONHOS DOURADOS. O disco é maravilhoso e já começa com Eu gosto mais do Rio, versão em português de How about you, essa versão em português ficou ainda melhor que a original, depois tem Um sonho de verão (Moonlight serenade), Garoto levado (Lullaby of birland), Milagre (Misty), Jamais (The boy next door), Além do arco-iris (Over the rainbow), depois tem a maravilhosa versão Aqui nessa mesa de bar, do super clássico As times goes by, Coisas que lembram você (These foolishing things), Me abraça (Embraceable you) e no final Como vai você (What is new).

No mesmo ano, depois de muita insistência dos japoneses, Tom Jobim faz um show histórico aos pés no famoso Monte Fuji. Há algum tempo que os japoneses queriam um show do Tom, mas o Tom desistia porque falava: Eu não vou pra lá só por causa do dinheiro, ninguém conhece minha música. Tom estava enganado, todos conheciam as músicas dele e quando acabou o show ele foi ovacionado pelo público, Tom ficou tão emocionado que voltou mais vezes ao Japão.

Em 1989, Nara mais uma vez é convidada a lançar um disco de clássicos de jazz cantados em português. Ela lança o belíssimo disco MY FOOLISH HEART, que acabaria sendo histórico porque ela fez esse disco poucos dias antes de morrer. O disco começa com a belíssima Maravilha, versão em português do clássico S‘ wonderful, depois tem Adeus no cais (My funny valentine), Mas não pra mim (But not for me), Mais uma vez amor (I’m the mood for love), depois tem Só você, bela versão em português do super clássico Night and day, Cartas de amor (Love letters), E se depois (Tenderly), depois tem a bela e melancólica Descansa coração (My foolish heart), Onde e quando (Where on when), Pleno verão, versão em português do super clássico Summertime, A saudade me bateu (Sentimental journey), Fumaça nos olhos (Smoke gets your eyes), Alguém que olhe por mim (Someone to watch of me), Sem querer (You ’ll never know) e fechando o disco Um beijo (Kiss).




Também os japoneses conheceram duas cantoras brasileiras que fazem um enorme sucesso no Japão até hoje, que são a Wanda Sá e a Joyce.

No final da década de 80, uma brasileira naturalizada japonesa, acabaria sendo uma espécie de embaixatriz da música brasileira entre os japoneses: Lisa Ono. Lisa Ono é filha de japoneses e desde pequena mora no Japão.

Uma coisa difícil de explicar é o motivo dos japoneses adorarem a Bossa Nova. Talvez as melhores definições tenham sido do Tom Jobim, que disse: "Deve ser porque eles têm bom gosto", do Carlos Lyra, que disse: "Os japoneses não têm uma música popular, o que eles têm é uma música de mais de mil anos, que é uma música tribal", do Roberto Menescal que disse que "os japoneses gostavam muito do Sérgio Mendes e achavam que ele era americano, quando descobriram que ele era brasileiro passaram a adorar a música brasileira" e do compositor japonês Ryuchi Sakamoto, que disse: "É uma música muito controlada. É calma, tem piano e a paixão está toda escondida. É como um oceano, quase sem ondas, mas com muita coisa acontecendo debaixo d'água. É como o canto de João Gilberto, você pode ouvir a paixão, mas ela está escondida dentro da música. Os japoneses gostam desse controle e dessa paixão oculta."

Na década de 80, alguns discos da Nara Leão, foram gravados no Japão, mostrando aos japoneses a nossa música. Com isso, vários japoneses vieram ao Brasil em busca de vinis raros de música brasileira, especialmente Samba e Bossa Nova, aí eles levaram esses discos para o Japão e lá transformaram em CDs, que hoje só existem no Japão, a preços muito caros, especialmente da Nara Leão, do Roberto Menescal, da Joyce, da Wanda Sá, do Sérgio Mendes, da Elizeth Cardoso, do João Donato e do Moacir Santos.

Em 1989, a cantora Leila Pinheiro, lança o belíssimo disco BENÇÃO BOSSA NOVA, o Cd é produzido por Roberto Menescal, é dedicado aos 30 anos da Bossa Nova e sai simultaneamente no Brasil e no Japão.

Ainda em 1989, Lisa Ono lança seu primeiro disco, CATUPIRY, o Cd só sai no Japão e tem só músicas feitas pela Lisa Ono. As músicas do disco são: Catupiry, O amor, o céu e o mar, Look for a Star, Saci Pererê, Piquenique em Paquetá, You`re so unique, Chega de pisar na bola, Carnaval dos meus sonhos, Moço menino, Madrugada de Quarta-feira, Lua cheia e Acalanto para Maira.


Nenhum comentário: