sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

4 - A crise da Bossa Nova no Brasil - 16ª parte


16ª parte

Em 1995, sai o songbook instrumental do Tom Jobim. As músicas dos CDs são:

Disco 1 – a maravilhosa Surfboard, Paulo vôo livre, a belíssima Meu amigo Radamés, a espetacular Bangzália, Caribe, Choro, Antigua, Andorinha, Takatanga, Diálogo, Batidinha, a ótima Capitan Bacardi, Mojave, Sue Ann, Arquitetura de Morar e Tema pra Ana.

Disco 2 - The red Blose, Rocknália, Look to the sky, Tide, Tema jazz, Tempo do mar,a extraordinária Stone flower, Deus e o diabo na terra do sol, Radamés y Pelé, Tereza my love, Rancho nas nuvens, Marina del rey, Remember, O homem, a lindíssima Chanson pour Michelle e Nuvens Douradas. Os dois discos têm músicos do naipe de: Gilson Peranzetta, Daniel Jobim, Paulo Bellinati, Jacques Morelembaun, Paulo Jobim, Sivuca, Roberto Menescal, Mário Adnet, Ed Motta, João Donato, Hermeto Pascoal e outros.

Também em 1995, sai a belíssima coletânea ANTONIO CARLOS JOBIM: COMPOSER, o cd na verdade é uma junção dos dois primeiros discos cantados por Tom Jobim nos EUA, mais algumas faixas bônus. As 12 primeiras músicas são do disco THE WONDERFUL WORLD OF ANTONIO CARLOS JOBIM de1965, que são: Ela é carioca, Água de beber, Surboard, Useless undscape, Só tinha de ser com você, A felicidade, Bonita, O morro não tem vez, Valsa do porto das Caxias, Samba do avião, Por toda minha vida e Dindi. As duas músicas seguintes são inéditas, que são: Hurry up and love me (Eu preciso de você) com Aloysio de Oliveira e Ray Gilbert e Pardon my English (Samba Torto) também com Aloysio de Oliveira e Ray Gilbert. Da faixa 15 até a 24, as músicas são do disco A CERTAIN MR. JOBIM. As músicas desse disco são: Bonita, Se todos fossem iguais a você, Off key, Photograph, Surfboard, Outra vez, I was just one more for you, Estrada do Sol e Zingaro. E no final quatro faixas bonus escritas em português: Esperança Perdida, Fotografia, Por causa de você e Desafinado.

Em 1996, saíram mais quatro discos glorificando a obra de Tom Jobim. O primeiro disco foi o songbook do Tom Jobim, que veio completar as músicas do disco anterior. As músicas do disco são:

Disco 1 - Correnteza, Só danço Samba, Bonita, Querida, Meditação, Foi a noite, Triste, Olha pro céu, Esquecendo você, Piano na Mangueira, Sabiá, Fotografia, Teresa da Praia, Eu preciso de você e Samba de Maria Luiza.

Disco 2 - Eu te amo, As praias desertas, Você vai ver, Só em teus braços, Só saudade, Brigas nunca mais, Chansong, Esperança Perdida, Ana Luiza, Vivo sonhando, Demais, Falando de amor, Samba torto, Discussão e Saudade do Brasil.

Disco 3 - Chega de Saudade, Boto, Só tinha de ser com você, Outra vez, Canção do amor demais, Desafinado, Caminhos cruzados, Two Kites, A felicidade, Luciana, Corcovado, Esse seu olhar, Inútil Paisagem, Borzeguim e Frevo de Orfeu.

Disco 4 - Ângela, Anos Dourados, A violeira, Águas de Março, O grande amor, Olha Maria, Garota de Ipanema, Por causa de você, Retrato em branco e preto, Lamento no morro, Canção em modo menor, Pato preto, Estrada do sol, Passarim e Desafinado.

Disco 5 - Luiza, Sem você, Imagina, Eu sei que vou te amar, Chovendo na roseira, Samba de uma nota só, Samba do Avião, Amor em paz, Dindi, Wave, Canta, canta mais, Pois é, Solidão, Gabriela, Oficina, Se é por falta de Adeus e Lígia. Nos cinco CDs, há artistas fantásticos como: Edu Lobo, João Donato, Miúcha, Johnny Alf, Leny Andrade, Quarteto em CY, Carlos Lyra, Maria Luiza Jobim, Daniel Jobim, Djavan, Joyce, Os Cariocas, Roberto Menescal, Wanda Sá, Toquinho, Marcos Valle, MPB-4, João Bosco, Ed Motta, Leila Pinheiro, Tito Madi, Paulo Jobim, Chico Buarque, Maria Bethânia e outros.

Depois saiu o Cd BATE-BOCA, com o MPB-4 e o Quarteto em CY, relembrando as músicas de Tom Jobim e Chico Buarque, com participação do próprio Chico. As músicas do disco são: Meninos eu vi, Eu te amo, Piano na Mangueira, A violeira, Anos dourados, Biscate, Retrato em branco e preto, Falando de amor, Pois é, Noite dos mascarados, Sabiá, Imagina e a inédita Bate Boca, uma música instrumental do Tom Jobim, que começa com ele a mostrando ao Chico Buarque.

Outro foi UM HOMEM ILUMINADO, que veio junto com o livro, de mesmo nome, da Helena Jobim, irmã do Tom, sobre a sua vida. O Cd contém algumas músicas que Tom, ao acabar de compor, gravava em fita cassete e mandava para Chico Buarque fazer letra.

Quando Helena pediu um prefácio para o livro, Chico, ao invés de escrever um texto, enviou-lhe as fitas, junto com uma mensagem gravada. As músicas do disco são: Fala de Chico Buarque, no qual Chico fala que "tudo que eu fiz foi para o Tom", Meninos eu vi, Anos Dourados, a inédita Bate boca, que Tom fala que parece uma música do Tchaycovsky, a também inédita Miguel, única do disco com letra, que Tom fala que a fez quando estava no bar Plataforma e estava todo mundo bêbado que tem uma letra bem engraçada, Para viver um grande amor e Luiza. Nesse livro, Helena conta vários casos do seu irmão que pouca gente conhecia, incluindo detalhes dos últimos dias do Tobim antes de ir para os EUA pra fazer a cirurgia que o acabaria matando. Sem dúvida o livro Antonio Carlos Jobim - Um homem iluminado, é um relato emocionado da irmã que conviveu de forma intensa com Tom Jobim, que era realmente um homem iluminado.

O quarto Cd foi o espetacular ANTONIO CARLOS JOBIM E FRIENDS, gravado ao vivo no Free Jazz de 1993, em São Paulo. O Cd é uma homenagem de grandes músicos de Jazz ao mestre Tom Jobim. As músicas do Cd são: um Medley instrumental com Herbie Hancock, contendo Inútil Paisagem, Triste e Esperança perdida, Ela é carioca, também instrumental, The girl form Ipanema e Once I loved, as duas cantadas pela cantora americana Shirley Horn, O grande amor, também instrumental, No more blues, versão em inglês de Chega de Saudade, cantada por Jon Hendrics, Água de beber, também instrumental, depois entra a sensacional Gal Gosta e canta A Felicidade e Se todos fossem iguais a você, depois entra o Tom que canta Luiza, toca Wave em instrumental, toca e a Gal canta, a música Caminhos cruzados, com direito a um "bravo, bravo!" , de Tom Jobim e no final todos entram e cantam Garota de Ipanema.

Ainda em 1996, sai nos Eua o sensacional disco ALMOST IN LOVE, da cantora brasileira Ithamara Koorax ao lado de Luís Bonfá, todas as músicas do disco são de Bonfá. As músicas do cd são: Almost in love, que já foi gravada até por Elvis Presley(!), Non-stop to Brazil, Amor sem adeus, em parceria com Tom Jobim, Menina flor, Samba de Orfeu, Perdido de amor, The gentle rain, a lindíssima Correnteza, também com o Tom, Say goodbye, Empty glass, a inevitável Manhã de Carnaval, Vida, Samblues for Mr. Coryel e de novo Empty glass.

Em 1997, houve um grande encontro envolvendo Tim Maia e Os Cariocas, que fazem o disco AMIGOS DO REI. As músicas do Cd são: Ter você é ter razão, do Dominguinhos, Essa tal felicidade, do Tim Maia, Ela é carioca, Lindeza, do Caetano Veloso, Amigo do rei, do Lenine, Não quero dinheiro só quero amar, do Tim, Telefone, Samba do Avião, Azul da cor do mar, do Tim e a belíssima Valsa de uma cidade, de Ismael Neto e Antônio Maria.

Também em 1997, a cantora Cláudia Telles, lança o belo disco POR CAUSA DE VOCÊ, em homenagem a mãe Silvinha Telles. As músicas do disco são: Dindi, Lobo bobo, Por causa de você, Discussão, Esquecendo você, A felicidade, Obrigada meu bem, parceria da Silvinha, com o Aloisio de Oliveira, Dorme, do Candinho e do Ronaldo Boscoli, Duas contas, do Garoto, Chuva, do Durval Ferreira, Amendoim torradinho, Henrique Beltrão, Se todos fossem iguais a você e no final um medley com as músicas: Corcovado, Rio, Você e Samba do Avião.

Ainda em 97, sai pela Lumiar Discos, o belíssimo cd MINHA ALMA CANTA, com as canções que Tom Jobim gravou nos songbooks feitos pela Lumiar. As músicas desse disco são: Na batucada da vida, de Ary Barroso, Três apitos, de Noel Rosa, Choro bandido, de Edu Lobo e Chico Buarque, que o Tom canta ao lado do Chico, João ninguém, de Noel Rosa, Janelas abertas, cantada pela Gal Costa, com o Tom no piano, Samba do carioca, de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes, Pra machucar meu coração, de Ary Barroso, cantada pelo Edu Lobo, com Tom no piano, Chega de saudade, Valsa brasileira, do Chico Buarque e do Edu Lobo, cantada pela Leila Pinheiro, também com o Tom no piano, Milagre, de Dorival Caymmi, Sem você, cantada pelo Chico Buarque, também com o Tom no piano, Por toda minha vida, É preciso dizer adeus e O bem do mar, de Dorival Caymmi.

Nesse cápitulo foram utilizadas passagens de:

CASTRO, Ruy. Chega de saudade – A história e as histórias da Bossa Nova; Companhia das letras, 1990.

CASTRO, Ruy. A onda que se ergueu no mar: Companhia das letras, 2001.

CABRAL, Sérgio. Antonio Carlos Jobim – Uma biografia; Lumiar, 1997.

MOTTA, Nelson. Noites tropicais; Objetiva, 2000.

CASTELLO, José. Vinícius de Moraes - O poeta da paixão; Companhia das letras, 1994.

JOBIM, Helena, Antonio Carlos Jobim – Um homem iluminado; Nova Fronteira, 1996.

HOMEM DE MELLO, Zuza. A era dos festivais, uma parábola; Editora 34, 2003.

Encarte do disco Joyce, disponível no site www.joyce-brasil.com, acessado em 2004.

Faixas de discos tiradas do site www.cliquemusic.com.br

Faixas de discos tiradas do site www.jobim.com.br

Revista Veja, de 11 de dezembro de 1994.


Nenhum comentário: