segunda-feira, 24 de setembro de 2007

3 - A Bossa Nova conquista os EUA - 2ª Parte

2ª Parte

Apesar do show de uma maneira ter sido um fracasso, logo a Bossa Nova começa a virar febre nos EUA, contrapondo ao Rock. Os americanos a princípio não entendem o novo ritmo, mas começam a adorá-lo como se fosse a salvação do Jazz, que estava vivendo uma enorme crise, principalmente por causa do Rock, que tinha conquistado vários jovens. Era o fim de uma era, de Chet Backer, Cole Porter e Gershiwn, por coincidência foram alguns nomes que a Bossa Nova teve influência. A Bossa Nova veio para competir com o Rock, mesmo não sendo um ritmo dançante como o Rock, muitos americanos tentaram dançar com Bossa Nova, especialmente num tom bem jazzístico do quarteto de Oscar Castro Neves. A Bossa Nova acabou indo para a Brodway, onde foi apresentada pelo nome de "New Beat", o Novo Som.

A Bossa Nova passou a ser o símbolo do governo do presidente João Kennedy, sendo que sua mulher Jaqueline Kennedy, adorou o novo estilo vindo do Brasil, a música preferida de Jackie era Maria ninguém, do Carlos Lyra, a qual a chamava de Maria nobody. Logo grandes músicos de Jazz como Gerry Mullingan e Henri Mancini se apaixonaram pela Bossa Nova e passaram a tocá-la nos seus discos e shows.

Também no ano de 1962, o grande Herbie Mann grava no Rio de Janeiro o disco BOSSA NOVA COM HERBIE MANN, onde ele, ao lado de grandes nomes da Bossa Nova interpreta várias músicas como: Deve ser amor, do Baden Powell e do Vinícius de Moraes, com o Baden no violão, Menina Feia, do Oscar Castro Neves e do Luverci Fiorini, toca com o Bossa Rio, o grupo instrumental de Sérgio Mendes, Amor em Paz, do Tom Jobim e do Vinícius de Moraes, com o Tom no piano, Você e Eu, do Carlos Lyra e do Vinícius de Moraes, com a participação do trio do pianista Luiz Carlos Vinhas, One Note Samba, a versão em inglês de Samba de uma nota só, com o Tom cantando pela primeira vez em um disco, Blues Walk, do Clifford Brown, também ao lado do Bossa Rio, Consolação, do Baden Powell e Vinícius de Moraes, também com o Baden no violão e Bossa Velha, do próprio Herbie Mann, ele é acompanhado por uma escola de samba.

Em 1963, Tom procurou um agente em Nova York e reclamou com ele da má qualidade das versões americanas de suas músicas. "Como é que o Frank Sinatra vai gravar minhas músicas com essas letras?", ponderou Tom. "E quem é que disse que o Frank Sinatra vai gravar suas músicas", replicou o agente, com um debochado sorriso nos lábios.

Em 1963, aconteceria um disco histórico, lá nos EUA, Tom Jobim faz o disco THE COMPOSER OF DESAFINADO PLAYS, que tinha só de músicas instrumentais, com grandes clássicos do Tom, com o próprio ao piano. As músicas do disco eram: a primeira versão de Garota de Ipanema nos EUA, Amor em Paz, Água de Beber, do Tom e do Vinícius, Vivo Sonhando, só do Tom, O morro não tem vez e Insensatez, do Tom e do Vinícius, Corcovado, só do Tom, Samba de uma nota só, Meditação, Só danço Samba, também com o Vinícius, Chega de Saudade e no final Desafinado. Foi o primeiro disco solo do Tom Jobim.

O disco acabaria virando uma peça valiosa, ganhando o Grammy de melhor álbum em 1964, sendo o primeiro Grammy do Tom. Um crítico americano quando ouviu o disco lamentou que só podia dar no máximo 5 estrelas, pois o disco merecia mais. E até falou que se a Bossa Nova acabasse naquele momento já seria lembrada para sempre por causa desse disco.

Em 1964, um encontro memorável: João Gilberto e o saxofonista Stan Getz. Os dois acabaram virando parceiros de um disco que ficaria para a história da música mundial: GETZ / GILBERTO, o disco teria participação da mulher do João Gilberto, Astrud e do Tom Jobim, no piano. No disco tinha as músicas Garota de Ipanema, cantada pela primeira vez em inglês, com a mulher Astrud, Doralice, de Dorival Caymmi, Para machucar meu coração, de Ary Barroso, a mais famosa gravação de Desafinado, Corcovado, também cantada em inglês, pela Astrud, Só danço samba, O grande amor, do Tom e do Vinícius e Vivo Sonhando. Para se ter uma idéia do que foi esse disco ele vendeu mais de 1 milhão de cópias nos EUA e ganhou quatro Grammys, inclusive de melhor álbum e de melhor música com Garota de Ipanema, sendo que essa música acabou virando quase um hino do estilo de vida americano da década de 60, virando depois a música brasileira mais famosa no exterior. Com Garota de Ipanema, todos os americanos passaram a sonhar com uma praia paradisíaca e muita mulher bonita, virou o principal símbolo do Brasil.

Nenhum comentário: