domingo, 23 de setembro de 2007

3 - A Bossa Nova conquista os EUA


1ª Parte

Desde 1960, por causa do filme Orfeu do carnaval, a Bossa Nova chegou aos EUA. O filme acabaria ganhando o Oscar de melhor filme estrangeiro e Luis Bonfá e o cantor Agostinho dos Santos começaram a ficar conhecidos em solo americano.

Mas o primeiro músico da Bossa Nova a ficar conhecido nos EUA foi João Donato que em 59, já que ninguém mais queria saber de chamá-lo para nada, passou a ter dificuldades até para tocar de graça. À medida que evoluía como instrumentista e arranjador, ampliava sua fama de maluco e irresponsável. Faltas, atrasos e excesso de aditivos acabaram tornando-o persona non grata nas casas de show do Rio de Janeiro.
Sem emprego, se mandou para os Estados Unidos a convite do músico Nanai, que o chamou para uma temporada.

Acabou ficando treze anos. Sua estadia na Califórnia marca o início de uma pequena revolução jazzística da qual ele foi participante ativo. Donato simplesmente conseguiu o que nunca pode fazer no Brasil: reincorporar a musicalidade afro-cubana ao jazz. Adotado por "cobras" do gênero latino como os cubanos Tito Puente, Mongo Santamaria e Johny Rodrigues e os americanos Herbbie Mann e Eddie Palmieri, João Donato abriu caminho para que, mais tarde, João Gilberto e Tom Jobim fizessem o enorme sucesso que até hoje perdura no exterior.

No início dos anos 60 músicos americanos do porte de Ella Fitzsgerald e Herbbie Mann em visita ao Rio de Janeiro conheceram a Bossa Nova e logo começaram a divulgá-la nos EUA.

Em 1962, durante o show no Au Bom Gormet, envolvendo Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto e Os Cariocas, aparece um disc jockey de Washington chamado Felix Grant, naquela noite ele veio falar com o produtor Aloiso Oliveira e perguntou onde se poderiam encontrar os discos das músicas apresentadas no show. Aloiso lhe disse que aquelas músicas eram inéditas e ainda não haviam sido gravadas, mas que ele poderia adquirir outros discos de Bossa Nova, que já se encontravam à venda. Depois disso ele comprou os discos que pode encontrar e voltou para Washington. Lá, iniciou uma divulgação intensa, por intermédio de seu programa, da Bossa Nova.

Passaram por lá músicos como Stan Getz e Charlie Byrd, que imediatamente se interessaram pelo novo estilo que vinha do Brasil, no mesmo ano lançaram o disco que tinha uma versão instrumental de Desafinado, foi um tremendo sucesso e os dois venderam 1 milhão de cópias pelo disco.

No dia 22 de novembro de 1962, foi feito o show inaugural da Bossa Nova nos EUA, e o lugar não podia ter sido mais bem escolhido: o Carnegie Hall, em Nova York.

Quem produziu o show foi o empresário Sydney Fry, na verdade o show foi apenas um pretexto para passar na televisão e vender o disco do show. O show foi uma verdadeira bagunça, todo mundo entrou, os cantores sérios da Bossa Nova, e muita gente que não tinham nada ver com aquilo, por exemplo, a Carmem Costa que entrou com duas maracas, o Caetano Zamataro fazendo passo de escola de samba, e uns caras fazendo batucadinhas atrás. Teve até o músico americano Claude Bernie cantando "I wanna samba, I wanna samba, go, go, go,". Foi uma verdadeira zona. O compositor Carlos Lyra perguntou ao Sidney se uma imensa fila que estava atrás era de gente que queria ver o show e o Sidney falou que era para cantar. Com isso, o Carlos Lyra ficou aborrecido com aquela bagunça toda e não queria mais cantar, e chamou o Tom para eles irem embora. E disse: "Tom, a gente tem de sair fora desse negócio, vamos eu, você, João Gilberto, o Bonfá, o pessoal que veio aqui fazer as coisas direito, vamos embora daqui, não vamos fazer esse show não". E o Tom disse: "Carlinhos, você assinou aquele contrato do Sidney Fry?" Ele disse que sim, e o Tom falou: "Pois é, aqui não se pode fazer isso não, assinar um papel e ir embora, porque aqui tem cadeira elétrica!"

Apesar disso tudo, o show teve João Gilberto, Carlos Lyra, Tom Jobim, Roberto Menescal, Sérgio Mendes, Luis Bonfá e Agostinho dos Santos, sendo que esses dois últimos foram os mais aplaudidos, pois já eram celebridades nos EUA. A grande ausência foi João Donato, porque só o convidaram na véspera. Ele disse: "Perá aí. Aqui não é a casa da mãe Joana. Se me avisassem com uma semana de antecedência”. O João Gilberto ligou pra ele e disse para ele ir para o aeroporto que tinha uma passagem esperando. Não deu. E eles pensaram muito antes de fazer o show em Nova York. Como ele não estava incluído, não foi. Eles podiam ter lembrado. Faltaram inclui-lo na lista mesmo. Entrou o lado político também. Segundo alguns, ele não deveria ter recusado o convite, deveria ter largado tudo e comparecido.

O disco do show se chamou BOSSA NOVA AT CARNEGIE HALL e as músicas eram Samba de uma nota só, instrumental com Sérgio Mendes, Bossa Nova York, com o Bola Sete, a Carmem Costa e José Paulo, Zelão, cantada por Sérgio Ricardo, o autor da música, Não faz assim, do Oscar Castro Neves, interpretada pelo seu quarteto, Influência do Jazz, com o Carlos Lyra, que foi uma música de protesto, feita porque a Bossa Nova estava ficando cada vez mais parecida com o Jazz, Manhã de Carnaval, tendo uma raridade: Luís Bonfá cantando, depois teve outra vez Manhã de Carnaval, agora cantada pelo Agostinho dos Santos, com Luís Bonfá no violão e o quarteto do Oscar Castro Neves, foi a mais aplaudida de todas, A Felicidade, também cantada pelo Agostinho dos Santos, com Luis Bonfá no violão e o quarteto do Oscar Castro Neves, Outra Vez, com João Gilberto cantando e o Tom Jobim e o Milton Banana no piano, também foi muito aplaudida, outra versão de Influência do Jazz, também cantada pelo Carlos Lyra, mas com a companhia do quarteto do Oscar Castro Neves, outra versão de Bossa Nova York, com o quarteto do Oscar Castro Neves junto com Caetano Zama, o autor da música, depois, Roberto Menescal, estreando como cantor, cantando a sua música O Barquinho e no final mais duas músicas interpretadas pelo quarteto do Oscar Castro Neves: Amor no Samba e Passarinho.

Um comentário:

Ju disse...

Olá!!
Sou estudante de publicidade e preciso fazer um trabalho de Bossa Nova gostaria de saber se vc pode me ajudar a ter contato com algum cantor famoso.. preciso pegar alguns depoimentos! Se for possivel me manda pelo email julianimoncores@gmail.com!

Desde já agradeço!


Juliani Avelino Monçores