sexta-feira, 18 de abril de 2008

7 - A Bossa Nova hoje - 1ª parte





1ª parte


Em 1998, ano dos 40 anos da Bossa Nova, o Brasil ainda está imerso em um desastre na sua música. Surgem novos ritmos passageiros como o chamado Forró universitário, que na verdade é um forró bem mixuruca, aparecem então grupos como Falamansa e Rastapé.

Mas ao mesmo tempo aparece uma mania de Bossa Nova no Brasil, a Bossa Nova volta a ser trilhas de novela, volta a tocar no rádio, talvez pela febre da Bossa Nova na Europa, vários jovens brasileiros descobrem o ritmo e se apaixonam.

Nesse mesmo ano, sai o songbook do Marcos Valle, com grandes nomes da música brasileira interpretando as músicas de Marcos. O Cd é um disco duplo e tem as músicas: Disco 1 - Samba de verão, Passa por mim, Terra de ninguém, Rocking`you eternally, Black is Beautiful, O amor é chama, Pigmalião, Quarentão simpático, Seu encanto, Ao amigo Tom, Dia de vitória, Dorme profundo e Adam`s Hotel. Disco 2 - Preciso aprender a ser só, Bloco do eu sozinho, Sonho de Maria, Eu, Capitão de indústria, Mustang cor de sangue, Azimuth, E vem o sol, Gente, Os grilos, Viola Enluarada, Minha voz virá do sol da América e Campina grande. O Cd tem participação de nomes como: Caetano Veloso, Gal Costa, Ed Motta, João Bosco, Roberto Menescal, Wanda Sá, Emílio Santiago, Eumir Deodato, Maria Bethânia, Chico Buarque, Edu Lobo, Johnny Alf, Joyce, etc.

Também em 1998, sai o disco CASA DA BOSSA, um Cd ao vivo com grandes duetos de músicos brasileiros, sendo Bossa Nova ou não. As músicas do disco são: O barquinho/Vagamente/Você, com o Pery Ribeiro e a Rosana, Ilusão à toa, com Johnny Alf e Fafá de Belém, Samba de verão, Marcos Valle e a Patrícia Marx, Desafinado/Astronauta, com a Wanda Sá e o Zé Renato, Tristeza de nós dois/Estamos aí/Batida diferente, com Leny Andrade e Emílio Santiago, Pra você, com Sílvio César e Elba Ramalho, Lobo bobo, com a Sandra de Sá e o Wilson Simonal, sendo a melhor gravação do disco, Corcovado, com Os cariocas e a Ithamara Koorax, Este seu Olhar/Só em teus braços, com a Nana Caymmi e o Erasmo Carlos, Primavera/Sabe você, com a Alaíde Costa e a Joyce, Nanã, com o Zimbo trio e o Márcio Montarroyos, Chega de saudade, com o Quarteto em CY e o Frejat, do Barão Vermelho, Balanço Zona sul, com o Tito Madi e a Cláudia Telles e Mocinho bonito/Você e eu/Fotografia, com o Léo Jaime e a Dóris Monteiro.

Ainda em 1998, sai uma caixa com quatros CDs chamada: 40 ANOS DE BOSSA NOVA, uma caixa comemorativa do aniversário da Bossa Nova. As músicas dos discos são: Disco 1- Amanhecendo, Onde está você, Desafinado, Este seu olhar, Samba do Avião, Inútil Paisagem, Samba em prelúdio, Se todos fossem iguais a você, Rapaz de bem, Aleluia, Noite dos mascarados, Garota de Ipanema, Eu sei que vou te amar e Céu e Mar.

Disco 2 - Terra de ninguém, Só tinha de ser com você, Quem quiser encontrar o amor, Chove chuva, Sonho de um carnaval, O amor em paz, Chora tua tristeza, Por toda minha vida, Nós e o mar, Deixa, Pra machucar meu coração, Antes e depois, Nanã e Primavera.

Disco 3 - A felicidade, Preciso aprender a ser só, Menina flor, Onde está você, Nós e o mar, Também quem mandou, Consolação, Canta, canta mais, Reza, Corcovado, Mulher passarinho, Balanço zona sul, Derradeira primavera e Você.

Disco 4 - Estrada do sol, A noite do meu bem, Influência do jazz, O barquinho, Tristeza de nós dois, Vem, Estamos Aí, Estou só, Berimbau, Balanço zona sul, Sou sem paz, Samblues, Ternurinha e Manhã de carnaval.

Os CDs têm músicas interpretadas por grandes nomes da música brasileira como: Agostinho dos Santos, Wanda Sá, Cesár Camargo Mariano, Alaíde Costa, Zimbo trio, Tom Jobim, Toquinho, Maysa, Elis Regina, Marcos Valle, Jorge Ben, Dick Farney, Edu Lobo, Chico Buarque, MPB-4, entre outros.

Ainda em 1998, nos Eua, sai o disco BOSSA NOVA MEETS DRUM`N`BASS, da Ithamara Koorax, as músicas do cd são: Wave, Summer samba, Corcovado, Morning of carnival, Minha saudade, Garota de Ipanema, How insensitive, Desafinado, Os grilos e Browday Bossa Nova.

Em 1998, também é o ano que sai em Cd o histórico disco: CANÇÃO DO AMOR DEMAIS, da Elizeth Cardoso, lançado em vinil em 58, também para comemorar os 40 anos da Bossa Nova.

No final de 1998, João Marcello Boscoli, filho da Elis Regina e do Ronaldo Boscoli, junto com os irmãos Cláudio e André Szajman, amigos desde a infância montam uma gravadora. Mas não uma gravadora qualquer, e sim uma companhia que revelasse novos talentos da música brasileira e resgatasse a carreira de artistas deixados de lado pela mídia. Com isso surgiu a gravadora Trama. Os idealizadores tinham em mente ocupar um vácuo cultural e mercadológico negligenciado pelas majors do setor, excessivamente voltadas para a produção padronizada de música. Essas companhias ignoraram, durante mais de uma década, a diversidade da música brasileira e os anseios do público consumidor, responsável pelo sexto maior mercado mundial.

Em 1999, sai o belo disco SÓ DANÇO SAMBA, de João Donato, só com músicas de Tom Jobim. As músicas do disco são: Só danço samba, Corcovado, Samba de uma nota só, Caminhos cruzados, Garota de Ipanema, Vivo sonhando, Meditação, Fotografia, Amor em paz, Ela é carioca, Outra vez, Brigas nunca mais, Triste e Wave.

Também em 99, sai o songbook do João Donato, as músicas dos discos são: Disco 1 - Simples carinho, Brisa do amor, Nua idéia, Bananeira, Mentiras, Maria surpresa, Coisas distantes, Emoriô, Nasci para bailar, Os verbos do amor, Sambou sambou, Fim de sonho, Cadê você e Muito a vontade.

Disco 2 - Até quem sabe, O fundo, A rã, A bruxa de mentira, Café com pão, Terremoto, É proibido afinar o piano, Chorou chorou, Nossas últimas viagens, Amor perfeito, Sambolero, Os caminhos, Quem diz que sabe e Doralinda.

Disco 3 - Minha saudade, Depois do natal, A paz, Naturalmente, Everyday, Gaiolas abertas, Daquele amor nem me fale, Amazonas, Flor de maracujá, Entre um sim e um não, Lua dourada, Lugar comum, Fonte da saudade e O escafandrista.

Os três CDs têm participação de músicos como: Leny Andrade, Os cariocas, Leila Pinheiro, Ed Motta, Djavan, Gilberto Gil, Johnny Alf, João Bosco, Miúcha, Marcos Valle, Caetano Veloso, Ivan Lins, Joyce, J. T. Meirelles, Edu Lobo, Chico Buarque, Gal Costa e outros.

Ainda em 99, sai o belíssimo disco VIVENDO VINÍCIUS AO VIVO, com o Baden Powell, Carlos Lyra, Toquinho e Miúcha, numa bela homenagem ao poetinha Vinícius de Moraes.

As músicas do disco são: Disco 1 - Samba pra Vinícius, Tarde em Itapuã, A felicidade, Cartão de visita, Berimbau, Samba de Orly, Pela luz dos olhos teus, Você e eu, Valsa de Eurídice, Mais um adeus, Minha namorada, Tua imagem, O amor em paz e Formosa.

Disco 2 - Cântico lamento/Consolação, Sabe você, A casa/O pato/A tonga da mironga do kabuletê/Cotidiano n.º 2, Regra três, Eu sei que vou te amar, Variações bachianas de Baden Powell, Coisa mais linda/Pau de arara, Aquarela, Samba em prelúdio, Primavera, Serenata do adeus/Valsinha, Garota de Ipanema, Marcha da Quarta-feira de cinzas e Samba da benção.

Em 1999, também sai a belíssima coletânea MEUS PRIMEIROS PASSOS E COMPASSOS, pelo selo Revivendo, que tem as primeiras músicas do Tom Jobim, com vários intérpretes.

As músicas do Cd são: Incerteza, com Mauricy Moura, que é a primeira gravação de uma música do Tom, que a fez em parceria com Newton Mendonça, Pensando em você, a primeira música que o Tom compôs sozinho e Faz uma semana, as duas com Ernani Filho, Solidão, com Nora Ney, Outra vez, com Dick Farney, numa gravação bem diferente feita pela Elizeth Cardoso e pelo João Gilberto, Teresa da Praia, na antológica gravação do Dick Farney e do Lúcio Alves, toda a maravilhosa Sinfonia do Rio de Janeiro, com vários cantores expetaculares, como Os Cariocas, Dick Farney, Elizeth Cardoso, Lúcio Alves, Nora Ney, Dóris Monteiro e Jorge Goulart, O que vai ser de mim, com Nora Ney, Se é por falta de adeus e Engano, as duas com a Dóris Monteiro, Vem viver ao meu lado, com a Gilda de Barros, a bela A chuva caiu, com a Ângela Maria, música do Tom com Luís Bonfá, Teu castigo, com a Dalva de Oliveira, Samba não é brinquedo, com Dora Lopes, Foi a noite, com a Sílvia Telles, Sonho Desfeito, com Bill Far, Pé grande, com Raul de Barros, Só saudade, com a Cláudia Morena, Eu e meu amor, Mulher, sempre mulher, Lamento no morro e Se todos fossem iguais a você, essas da peça Orfeu da Conceição, cantadas pelo Roberto Paiva e no final, Luar e batucada, também cantada por Sílvia Telles.

Ainda em 1999, sai o disco HARD BOSSA, o primeiro da Joyce pela gravadora Farout Recordings. As músicas do disco são: Zoeira, Quarup, a bela Criança, Nome de guerra, a maravilhosa London Samba, que na verdade é um samba-jazz de primeirissíma qualidade, Todos os santos, Juparana, Novelo, a bem jazzística Hard Bossa e Vatapá, com citação de música de Dorival Caymmi. Todas as músicas são inéditas e da Joyce.

Em 99, ainda tem o disco do Azimuth, que se chama PIECES OF IPANEMA, as músicas do disco são Pieces of Ipanema, Brazymuth, Papa, Carambola, Tribal, Sunderly Samba, Onde anda meu amor, Brincando a fogo, Mimosa e Juntos mais uma vez.

Também em 1999, sai o disco 35 ANOS AO VIVO, um cd que é um show comemorativo dos 35 anos do Zimbo Trio, as músicas do disco são: O cavaleiro e os moinhos, de João Bosco e Aldir Blanc, Água de Beber, Lamentos, do Pixinguinha e do Vinícius de Moraes, Garota de Ipanema, um medley intitulado Tributo ao Milton, com as músicas: Ponta de Areia, Teia de renda, Fé cega, faca amolada, Nada será como antes, O que é feito de Vera, Certas canções e Maria Maria, depois ainda tem Choro para contrabaixo, A felicidade, O morro não tem vez, Negro maluco e Aquarela do Brasil.

No final de 1999, pela gravadora Trama sai o espetacular disco SAMBA RARO, do Max de Castro, filho de Wilson Simonal. O cd mistura samba, soul, bossa nova e música eletrônica. As músicas do cd são: Intro, a faixa título sensacional Samba Raro, Afrosamba, uma homenagem clara aos afrosambas de Baden Powell e Vinícius de Moraes, Pra você lembrar, a melhor faixa do disco, fazendo referência a Sonho de Carnaval, do Chico Buarque, depois tem Ela disse assim, Rapadura, o samba rap Onda diferente, 1 flash, 2 bailarinas, Você e eu e Outro. Todas as músicas são do próprio Max de Castro. O cd acabaria se transformado em referência na chamada nova MPB, sendo elogiado por gente como Nelson Motta, Jorge Ben Jor e Ed Motta, que, aliás, falou que esse disco era o novo Chega de Saudade, que foi o primeiro disco de João Gilberto. O cd também acabaria fazendo sucesso no exterior, especialmente nos Eua, Japão e Inglaterra, tanto que Max foi capa da revista Time, que o chamou da "maior estrela da música brasileira dos últimos 30 anos". Pouco depois a música Pra você lembrar é remixada pelo Dj Patife e vira um dos maiores sucessos nas pistas européias e japonesas.

Estamos no ano 2000, a gravadora Crammed lança o que seria o "carro-chefe" de sua gravadora: o espetacular álbum TANTO TEMPO, da Bebel Gilberto. No seu primeiro disco solo, Bebel reinventa o som clássico da Bossa Nova com a luz cool do novo século. O cd é produzido pelo iugoslávio radicado no Brasil Suba, que acabaria falecendo pouco antes de o disco ficar pronto. No cd, Bebel mistura alguns clássicos da Bossa Nova, com músicas próprias e o resultado ficou espetacular.

As músicas do disco são: uma versão bem cool e lounge music de Samba da Benção, a belíssima e sombria August Day Song, da própria Bebel com participação da cantora Nina Miranda, a bossa de Tanto Tempo, também da Bebel, a mais animada Sem Contenção, também da Bebel, com a percursão de João Parahyba, um mestre do Samba-Rock, a clássica Mais Feliz, da Bebel, com o Cazuza e o Dé, Alguém, também dela, a mais eletrônica do disco, o clássico Summer Samba, a versão em inglês de Samba de Verão, a mais carioca música do disco, Lonely, também dela, com o marido da prima dela, Carlinhos Brown na percursão e o grupo americano Thievery Corporation, a maravilhosa Bananeira, a melhor gravação do disco com participação especial do mestre João Donato, Samba e Amor, do titio Chico Buarque, com o Celso Fonseca no violão e a maravilhosa e surpreendente Close Your Eyes, também dela, com letra em inglês e português. É um dos melhores discos que saiu no mundo nos últimos anos e fez com que ela virasse estrela mundial e saísse da sombra do pai João Gilberto. O disco acabou vendendo mais de 1 milhão de cópias no mundo todo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Un blog muy interesante, muchas gracias por la información!. Saludos desde España, he aprendido mucho y espero los siguientes capítulos!

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Servidor, I hope you enjoy. The address is http://servidor-brasil.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!