quinta-feira, 10 de abril de 2008

6 - A Bossa Nova conquista a Europa - 3 ª Parte


3ª parte

Também em 1995, Baden Powell grava seu LIVE IN MONTREUX JAZZ FESTIVAL. As músicas desse disco são: Apresentação, Vento vadio, Na baixa do sapateiro, Samba do avião, Samba novo, Naquele tempo, Manhã de carnaval, Jongo, Garota de Ipanema, Astronauta, A lagoa de Abaeté, Asa branca, Falsete e Samba da minha terra.

Ainda em 1995, sai o fabuloso disco Live in the mojo cub, da Joyce, um disco que a Joyce lançou ao vivo na cidade alemã de Hamburgo. As músicas desse disco são: a bela Povo das estrelas, só da Joyce, Samba de mulher, da Joyce e da Lea Freire, depois tem Samba de gago, Nacional Kid, a maravilhosaSom do planeta, um medley maravilhoso com Suíte Baracumbara e Banana, as duas também só da Joyce, Berimbau, um poema do Manuel Bandeira que a Joyce musicou, Sambari, também só da Joyce, a belíssima Caymmis, da Joyce e do Paulo César Pinheiro, com citação de O mar, de Dorival Caymmi, depois tem a também maravilhosa Fã da Bahia, depois tem o super clássico Aldeia de Ogum e finalizando o disco tem a espetacular Taxi driver.

Em 1996 tem a volta da banda de soul music brasileira dos anos 70, Azimuth. Eles foram descobertos por Marcos Valle na década de 70, chegando a fazer um grande sucesso com a música Linha do horizonte, mas tinham sumido e resolveram voltar lançando o disco CARNIVAL, as músicas do Cd são: Jazz Carnival, A queima roupa, Face da conta, Calma, Esperando minha vez, Tudo que você podia ser, Prefácio, Tempos atrás, Ausgang e Quem com quem.

Também em 1996, sai o disco BADEN POWELL À PARIS, que ele grava em Paris. O cd é um disco duplo, as músicas do cd são: Disco 1 - Variações Afro-brasileiras, Samba do avião, Imagens Nordeste-Brasil, Samba triste, Se todos fossem iguais a você, Prelúdio n.º 1, A Lagoa de Abaeté, Asa branca e Marcha escocesa. Disco 2 - Garota de Ipanema, Aos pés da cruz, Samba novo, Valsa n.º 1, Tributo ao amigo Pedro Santos, Oriental, Samba da minha terra, Samba capoeira e Coisa n.º 1.

Em 1997, sai o disco MISTURADA 2, com os remixes de vários DJs do disco do Azimuth, lançado um ano antes.


Também em 1997, sai o disco TARDES CARIOCAS, da Joyce, pela gravadora Farout Recordings, na verdade este disco é a versão em Cd do mesmo disco que saiu na década de 70 e era vendido por 200 libras na Inglaterra. As músicas do disco são: Barracumbarra, a maravilhosa Tardes cariocas, a bela Duas ou três coisas, Luz do chão, Curiosa, Nuvem, Nacional Kid, Ela e Suor. Esse disco até hoje é um dos mais procurados da Joyce no mundo inteiro.

Falando na Joyce, nesse mesmo ano, na Inglaterra sai a belíssima coletânea THE ESSENCIAL JOYCE, com várias músicas de sucesso que a Joyce gravou, dela e de outros compositores sensacionais. As músicas do disco são: Caqui, Nada será como antes, de Milton Nascimento, Adeus Maria Fulô, um clássico do baião, The man from the avenue, História do samba, Joya, a peróla inaugural do samba Pelo telefone, do saudoso Donga, Pede passagem, Acorda amor, Viola fora de moda, Passarinho, a sua clássica Clareana, em homenagens as filhas, a maravilhosa Aldeia de Ogum, também sua, a belíssima Banana, o manifesto feminista da explendorosa Feminina, talvez a sua música mais famosa mundo afora, Mágica, Samba de gago, Beira rio, um medley com Doçura forte e Água e luz, Baracumbara, Curioso, a explendorosa Fã da Bahia, que faz muito sucesso no Japão e no final Rodando a baiana. Uma homenagem mais do que justa a uma mulher que ainda no final dos anos 60, ousou ser uma compositora de música brasileira num mundo extremamente machista, que com seu enorme talento conquistou seu mercado mundo afora, especialmente no Japão, na Europa e nos EUA.

Também em 97, sai a coletânea QUANTIN, com vários artistas tocando música brasileira. As músicas do Cd são: Obnoxious, Chão vermelho, Wave, Só tinha de ser com você, Reza brava, Apocalipse, Dindi, Children, Bonita, As incríveis peripécias de Danilo, Vocês querem mate, Ginger bread boy, Quarenta graus a sombra, Sombra morta, Memória e Ao amigo Quantin.

Em 1998, sai mais um disco do Azimuth, chamado de WOODLAND WARRIOR, as músicas do Cd são: Amazon adventures, The quest, Laranjeiras, Sinto muito, Woodland warrior, Festa nativa, That`s today, Xingo, Ah! Você não sabe e Cahmeleon.

Ainda em 98, sai o belíssimo disco só de músicas inéditas NOVA BOSSA NOVA, de Marcos Valle, com a participação da cantora Patrícia Alvi. É uma bela volta de Marcos Valle que havia mais de 10 anos que não gravava, mas ao contrário dos anos 80, que ele parecia que estava em decadência, que no máximo conseguiu fazer o sucesso disco-funk Estrelar, faz um disco que resgata a integração do soul e do funk na sua obra, influências que já faziam parte de sua música nos anos 70, quando viveu nos EUA. O disco começa com a instrumental Novo visual, que já começa mostrando a que Marcos Valle veio, depois tem a faixa Abandono, uma música com jeito de funk, cantada brilhantemente pelo próprio Marcos, Cidade aberta, cantada pela Patrícia, numa faixa que lembra Moacir Santos, um dos ídolos de Marcos, misturando ritmos eletrônicos com ritmos nordestinos, tem Bahia blue, uma bela faixa instrumental, também misturando música eletrônica com música nordestina, tem Frei aerodinâmico, também instrumental, num samba-house delicioso, tem Moshi moshi, uma bossa simples feita para o mercado japonês, tem a bela faixa título Nova Bossa Nova, um samba soul maravilhoso, tem a instrumental Nordeste, a mais Moacir Santos do disco, tem a sensacional Bar inglês, a melhor faixa instrumental do disco, que tem o clima mais inglês do cd, e tem Vontade de rever você, a melhor música do disco, cantada pela maravilhosa Patrícia Alvi, numa "bossa nova lounge" sensacional, feita em parceria com o irmão Paulo Sérgio Valle e o músico americano de funk Leon Ware, numa faixa enorme, que pára a música, fica um tempo sem tocar nada e volta num sensacional, secreto e surpreendente Drum`n`Bass fechando o disco. Com esse álbum, fica provado pelas pistas de danças européias quem é o mestre.

Ainda em 1998, sai o disco FRIENDS FROM RIO 2, que tem as músicas: Escravos do Jó, Dona Cora, Geraldofla, Bengele, Lance livre, Vera cruz, Super legal, Sob o mar, Zona sul, Começo da festa, Cravo e canela, Mistério no armazém 24 e O circo.

Também em 1998, sai o disco BRAZILIAN LOVE AFFAIR, que é uma coletânea. As músicas do disco são: Tudo que você podia ser, Prefácio, essas duas com Azimuth, Super Legal, com Aricia Mess, Para Lennon e Macartney, com Clareace, Bebe, com Friends from Rio, Magica, da Joyce, Os grilos, do Marcos Valle, Francisco Cat, com Célia Vaz, Batmacumba, com Ile Aye, Apocalipse, com José Mauro, Duas ou três coisas, Nacional Kid, as duas com a Joyce, Nova Bossa Nova, com Marcos Valle, Aoyama Sam e É ruim, estas duas últimas com Grupo Batuque.

Ainda em 98, sai o disco MISTURADA 3, com os remixes das músicas do segundo disco do Azimuth.

Em 1997, direto do Rio de Janeiro surge o projeto Bossacucanova. Tudo começou nos estúdios da Albatroz, gravadora do Roberto Menescal, onde o filho dele, Márcio Menescal, Alexandre e o dj Marcelinho Da Lua eram técnicos de estúdio e cuidavam da gravação de discos de nomes célebres da bossa, como o próprio Roberto Menescal, Os Cariocas, Carlos Lyra e Wanda Sá. "A gente adorava aquelas músicas, mas também ouvia funk, hip hop e acid jazz.", conta Márcio.

Um dia, veio a idéia de fazer um remix de uma gravação de Só Danço Samba, dos Cariocas, depois acabaram fazendo com outras gravações até fazerem um disco chamado BOSSACUCANOVA VOL. 1: REVISTED CLASSICS, que saiu sem grandes repercussões em 97. As músicas do disco são: Berimbau, com Os Cariocas, Influência do jazz, com Carlos Lyra, Vai de vez, com a Astrid, Meditação, com a Wanda Sá, Maria moita, também com Carlos Lyra, Se todos fossem iguais a você, com a Cris Dellano, Só danço samba, com Os Cariocas, Samba de uma nota só, com a Cláudia Telles, Consolação, com o Sílvio César, uma gravação explendorosa de O barquinho, com Roberto Menescal e Batidas grátis um remix de uma música de Da Lua.

As coisas começaram a acontecer em 1998, quando o rapper Marcelo D2, do Planet Hemp, foi à Nova York mixar seu disco solo (Eu Tiro é Onda), e mostrou o BOSSACUCANOVA VOL.1: REVISITED CLASSICS para o produtor Béco Dranoff, da Red Hot Organization - ele ficou fascinado e resolveu que aquele seria o primeiro lançamento de seu selo, Ziriguiboom. No mesmo ano, Da Lua foi à França, discotecar no festival Transmusicales e levou a tiracolo Alexandre e Márcio - lá, eles deram entrevistas que divulgaram o disco na Europa e distribuíram entre os DJs alguns vinis do BCN (que foram lançados pela belga Crammed, do qual a Ziriguiboom é o selo de música brasileira).

Resultado: em 1999, o Bossacucanova foi convidado pela Six Degrees (subsidiária da Crammed nos Estados Unidos) para uma turnê de discotecagem pelo país e pelo Canadá, ao lado do projeto eletrônico Banco de Gaia e o DJ Cheb I Sabbah. "Foram 25 dias e 10 vôos", conta Da Lua. No meio dessa grande viagem promocional, eles acabaram sendo intimados a fazer um ao vivo numa rádio na Califórnia, a KCRW, no programa Morning Becomes Eclectic. "Disseram para a gente inventar alguma coisa", diverte-se Márcio, que logo pegou um baixo. Com Alexandre nos teclados, Marcelinho nas pick-ups (atacando também como rapper, de improviso) e alguns músicos convidados na percussão e guitarra, o Bossacucanova não só deu conta do recado como ainda deixou os executivos da Six Degrees salivando.

A música do primeiro disco do Bossacucanova, que fez mais sucesso foi O barquinho, que logo virou hit nas pistas de danças européias, outra música que fez bastante sucesso foi Maria Moita, que acabou servindo como propaganda em uma empresa telefônica na Espanha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia meu nome é CLEBER BARROS faço parte da produção do Especial 50 Anos da Bossa Nova e gostaria so seu contato por e-mail e telefônico.

o meu é CLEBER BARROS
PRODUÇÃO ROTA MUSICAL e ESPECIAL BOSSA NOVA
rotamusical@tvaparecida.com.br ; especiais@tvaparecida.com.br
www.tvaparecida.com.br
12 3104 4400 / RAMAL - 4466/4467/4492/4493
CEL - 12 8148 1716 OU 12 7811 9783
ID - 84*56376

Muito obrigado e tenha uma ótima semana. Assim que receber o e-mail te mando o projeto.