sexta-feira, 28 de março de 2008

6 - A Bossa Nova conquista a Europa - 1ª parte


1ª parte

A Bossa Nova acabou chegando à Europa antes do que nos Estados Unidos com o filme Orfeu Negro, em 1959. Com isso, os europeus conheceram as músicas maravilhosas de Luís Bonfá, Tom Jobim e de Vinícius de Moraes. Logo músicas como Manhã de carnaval e A felicidade comeam a fazer grande sucesso na Europa. Com isso vários artistas europeus passam a se interessar pela Bossa Nova como Henri Salvador e Michel Legrand.

Mas, com o advento do Rock, nos anos 60, os europeus, especialmente os ingleses, começaram a esquecer a Bossa Nova. Na Inglaterra acabam surgindo bandas como The Beatles e Rolling Stones, que fizeram sucesso em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil.

Em 1963, poucos meses depois do concerto no Carnegie Hall, um conjunto que os deuses pagariam pra ouvir: com João Gilberto, João Donato, Tião Neto e Milton Banana fazem uma temporada com muito sucesso na Itália.

No final dos anos 60, assim como aconteceu nos Estados Unidos, a Inglaterra começou a gostar de Soul Music.

No início dos anos 70, Toquinho e Vinícius abriram de novo as portas da música brasileira na Europa, especialmente na Itália, na Espanha e em Portugal. Também no início dos anos 70, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque, estão exilados na Europa e começam a fazer shows por lá, especialmente Chico Buarque que faz sucesso na França.

O primeiro disco do Vinícius de Moraes na Europa foi LA VITA, AMICO, É L'ARTE DELL'INCONTRO, o disco foi lançado na Itália em 1969 com os italianos Sérgio Endrigo e Giuseppe Ungaretti e tem algumas músicas do Vinícius traduzidas para o italiano. As músicas do disco são: Samba da benção, A vida vivida, Serenata do adeus, Mais uma vez, A vida vivida, O que tinha de ser, O mergulhador, Poema dos olhos da amada, outra vez Vida vivida, A felicidade, Poética, A casa, Rancho das flores, Deixa, Soneto do amor total, Se todos fossem iguais a você, O dia da criação, de novo Samba da benção e Finale.

Baden Powell foi talvez o músico brasileiro que fez mais sucesso na Europa. Em 1973, lança em Paris o disco: BADEN POWELL GRAVADO AO VIVO EM PARIS, as músicas desse LP são: Garota de Ipanema, Folha morta, Jesus alegria dos homens, Marcha escocesa, Berimbau, Tristeza, Samba triste, Opus n.º 10, do Chopin e Berimbau.

Em 1976, também na França, sai o disco MELANCOLIE: BADEN POWELL ET CORDES, mais um disco do Baden. As músicas desse disco: Ano e meio, Se todos fossem iguais a você, Midjão, Acalanto das nonas, Rosa Maria, Aos pés da santa cruz, Horizon, Saudade da Bahia, Imagem, Dindi e Só danço samba.


Em 1976, saiu mais um disco de Vinícius de Moraes na Itália, dessa vez com Toquinho e Ornella Vanoni, e também tem várias músicas dele traduzidas para o italiano. O nome do disco é LA VOGLIA, LA PAZZIA, L'INCOSCIENZA, L'ALLEGRIA. As músicas do disco são: Sem medo, A rosa desfolhada, Samba da rosa, Samba em prelúdio, Anema e core, Se ela quisess, Sinal fechado, do Paulinho da Viola, Assenza, Eu sei que vou te amar, Mais um adeus, L'assente, Acende uma lua no céu e Samba pra Vinícius, do Toquinho e do Chico Buarque.

Em 1977, sai o disco MARIA D'APPARECIDA ET BADEN POWELL, do Baden Powell, lá na França. As músicas do disco são: Deixa, A volta, Carta ao poeta, Vou deitar e rolar, Violão vadio, Amanhecer, parceria com a mulher Sílvia, Refém da solidão, Sermão, Samba do perdão e As verdades, todas as outras músicas são em parceria com Paulo Cesar Pinheiro.

Um dos maiores divulgadores da música brasileira, especialmente da Bossa Nova na Europa, foi o Festival de Jazz na cidade suíça de Montreux, que já faz bastante tempo que vários músicos brasileiros participam. Alguns nomes que já participaram foram: Tom Jobim, João Gilberto, Elis Regina, Jorge Ben, Dorival Caymmi, Baden Powell, entre outros, sendo que alguns deles gravaram discos ao vivo por lá.

Em 1979, Elis Regina gravou o disco LIVE IN MONTREUX. As músicas do disco são: Cobra criada, do João Bosco, Cai dentro, do Baden Powell e de Paulo César Pinheiro, Madalena, do Ivan Lins, Ponta de areia/Fé cega, faca amolada/Maria Maria, as três do Milton Nascimento, num pout pourri expetacular, Na baixa do sapateiro, de Ary Barroso, Upa neguinho, Corcovado ao lado do gênio da música instrumental Hermeto Pascoal, uma gravação antológica de Garota de Ipanema, que ela detestava, chegou a jurar que nunca cantaria essa música, também com o Hermeto Pascoal, quando Hermeto começou a tocar ela baqueou, mas logo se recuperou e cantou como se fosse a última música de sua vida, virou a música pelo avesso, cantou uma vez toda em inglês, chegando a imitar Ella Fitzgerald, rindo e debochando, provocou Hermeto, voou com ele diante da platéia eletrizada e Asa branca, também com Hermeto Pascoal, clássico do rei do baião Luís Gonzaga em ambiente free jazz, harmonias jamais sonhadas se cruzando com fraseados audaciosos de Elis, arte musical de altíssimo nível protagonizada por dois virtuoses. Sem dúvida nenhuma foi um disco histórico. Em 2001, Charles Gavin, dos Titãs, garimpando pérolas perdidas achou não só as fitas do disco histórico, como também a gravação completa do show, com outras músicas que não tinha entrado no disco: poderosas interpretações de Elis para o clássico Águas de março e para os vigorosos sambas Onze fitas, de Fátima Guedes, e Agora tá, de Tunai e Sérgio Natureza, três músicas de Gilberto Gil: Amor até o fim, Mancada e a belíssima Rebento, feita justamente pra Elis, fechando o disco a também bela Samba dobrado, do então novato Djavan.

No mesmo ano, só que na Itália acontece um encontro histórico envolvendo Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho e Miúcha, que muitos anos depois se transformaria em DVD chamado MUSICALMENTE , diretamente dos estúdios em Milão. É praticamente o mesmo show do maravilhoso show ao vivo que eles fizeram no Canecão em 1977. As músicas desse DVD sensacional são: Samba de Orly, Pout-pourri de Caymmi, tocado pelo Toqunho no violão, Tarde em Itapuã, Desafinado, Wave, Samba de uma nota só, Águas de março, O que será, do Chico Buarque cantada pela Miúcha, Samba pra Vinícius, Vai levando, Felicidade, Água de beber, Garota de Ipanema,. Sei lá e no fim um pout-pourri de músicas do Baden Powell com Berimbau e Canto de Osanha.

Nenhum comentário: