sexta-feira, 21 de março de 2008

5 - A Bossa Nova conquista o Japão - 3ª parte


3ª parte

Em 1998 é um ano especial para a Bossa Nova. É um ano que a Bossa faz 40 anos e no Japão vários discos saem para comemorar essa data. O primeiro deles é o espetacular BOSSA CARIOCA, da Lisa Ono, com participação do Paulo e do Daniel Jobim. As músicas do disco são: Só danço samba, Samba do Soho, Chega de saudade, Samba do carioca, Corcovado, a rara e bela Maria é dia, do Tom Jobim, com direito a trechos da música em japonês, Os dois, da Lisa, numa homenagem ao Tom e ao Vinícius, Samba de verão, Ela é carioca, Diz a ela, O barquinho, Saudade, uma parceria da Lisa e do Daniel Jobim e no final Palpite infeliz, do Noel Rosa.

Outro disco que sai é TODOS OS CAMINHOS, da Jane Duboc, que tem as músicas: Lá e cá, Minha arte, Quem canta seus males espanta, Paixão zen, Diamante negro, Quando alguém cantar, Ninguém, Bailarina, Sem dizer nada, Katmandu, Romã, Todos os caminhos, Farol e de novo, Lá e cá.

O último disco é BOSSA NOVA 40 ANOS, com vários nomes da música popular brasileira. As músicas do Cd são: Desafinado, com a Wanda Sá, Roberto Menescal, Os Cariocas, Leila Pinheiro, Ivan Lins, Leny Andrade, Carlos Lyra, Joyce, Marcos Valle e Paulo Jobim, Samba da pergunta, com Leny Andrade, Meditação, com o Paulo e o Daniel Jobim, Rio que vai Rio que vem, com a Wanda Sá, Berimbau, com Os Cariocas, Pernas, com Sérgio Ricardo, Pode ir, com Leila Pinheiro e Carlos Lyra, Saudade fez um samba, com Roberto Menescal, Eu sabia, com Ivan Lins, a inédita Nara, com a Joyce em homenagem a inesquecivel Nara Leão, Samba de verão, com Marcos Valle, uma raríssima gravação de Chega de saudade, com o Tom Jobim e a Maria Luiza Jobim, Preciso aprender a ser só, com o Silvio César e a inédita Benção Bossa Nova, com Carlos Lyra, Wanda Sá, Roberto Menescal e Leila Pinheiro. No mesmo ano, Roberto Menescal e a Wanda Sá param a cidade de Tóquio, num show comemorativo aos 40 anos da Bossa Nova, com 30 mil pessoas, a maioria absoluta de japoneses, cantando em português (!), os clássicos da Bossa Nova.

Também em 1998, sai no Japão, o disco SUÍTE AFRO-CONSOLAÇÃO, do Baden Powell. As músicas desse disco são: Suíte Afro-consolação, Samba triste, Berimbau, Manhã de Carnaval, Garota de Ipanema, The shadow of your smile, Odeon, Invention, Coisa n.º 1, Jongo, Prelúdio das diminutas, Adelita, Tributo ao professor Meira, O cego Aderaldo e Samba novo.

No mesmo ano de 1998 sai o extraordinário cd ASTRONAUTA – CANÇÕES DE ELIS da maravilhosa Joyce com as músicas feitas em homenagem a Elis Regina, a maior cantora brasileira de todos os tempos. As músicas desse disco são Samba pra Elis, música inédita da Joyce com o Paulo Cesar Pinheiro, maravilhosa composição em homenagem a Elis, com citação de Essa mulher, da Joyce, Canto de Osanha, clássico afrosamba de Baden e Vinícius, Upa neguinho, de Edu Lobo e Gianfranscesco Guarnieri, que virou um ícone na voz da Elis, Morro velho, do Milton Nascimento, a sempre emocionante Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, O cantador, de Dori Caymmi e Nelson Motta, com participação especial do Dori Caymmi, Astronauta (Samba da pergunta), de Pingarrillo e Marcos Vasconcelos, Oriente, do Gilberto Gil, o clássico do samba Folhas secas, do Nelson Cavaquinho, a bela Querelas do Brasil, de Aldir Blanc e Mauricio Tapajós, Menino das laranjas, de Theo de Barros, uma das primeiras que Elis cantou, Essa mulher, música da Joyce e da Ana Terra que a Elis gravou, Na batucada da vida, de Ary Barroso e fechando o disco o superclássico Águas de Março, de Tom Jobim, cantada em inglês brilhantemente pela Joyce e pelo Dori Caymmi.

Em 1999, sai no Japão e depois no Brasil o belo disco: ESTRADA TOKYO-RIO, com o Roberto Menescal e a Wanda Sá. Todas as músicas do disco foram feitas pelo Menescal. As músicas do Cd são: Estrada Tokyo-Rio, com um teclado de emocionar, Nas quebradas da vida, A volta, The king of rock'n'roll, com um toque havaiano, Vai de vez, a melhor gravação do disco, Revolução, Só quis você, Balansamba, Dançar com você, Contemplação, a clássica Rio, Manequim, a bela e rara Saudades de você, uma parceria do Menescal com a Nara Leão e o belo samba Novas bossas.

Nenhum comentário: