11ª parte
Também no ano de 1981, sai o disco ARCA DE NOÉ 2, com as músicas que Vinícius tinha deixado antes de morrer. As músicas do disco são: A arca de Noé, com Dioniso Azevedo, O leão, com Fagner, O pingüim, com Toquinho, A cachorrinha, com Tom Jobim, O girassol, com Jane Duboc, O ar, com o Boca Livre e o próprio Vinícius, O peru, com Elba Ramalho, O porquinho, com Grande Othelo, A galinha d'angola, com Ney Matogrosso, A formiga, com Clara Nunes, Os bichinhos e o homem, com Céu da Boca e O filho que eu quero ter, com Paulinho da Viola.
Também em 1981, João Gilberto lança mais um disco sensacional: BRASIL, junto com Caetano Veloso e Gilberto Gil. Esse disco é em clima bem baiano com músicas antigas e a presença de seus conterrâneos, além da participação de Maria Bethânia. As músicas desse disco são: O grande clássico Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, a bela Disse alguém, versão em português de All of me, a maravilhosa Bahia com H, de Denis Brean, a também maravilhosa No tabuleiro da baiana, também do Ary Barroso, com participação da Maria Bethânia, depois a sensacional Milagre, de Dorival Caymmi e pra finalizar o disco Cordeiro de Nanã, de Mateus e Dadinho
Até esse ano de 1981, mesmo com esses vários fatores que fizeram a Bossa Nova entrar em crise no Brasil, ela ainda está firme e tem vários adoradores. Mas no ano de 1982, surge um novo ritmo que deixaria a Bossa Nova de lado de vez: o Pop-Rock brasileiro. Apesar de que a maioria desses artistas do Pop-Rock, terem sido influenciados pela Bossa Nova, especialmente por João Donato, Sérgio Mendes e Jorge Ben. Eles também são bastante influenciados pela Tropicalia. O Pop-Rock brasileiro nasceu com a explosão do grupo Blitz, logo surgiriam nomes como Lulu Santos, que ao lado de Nelson Motta, faz a bossanovística Como uma onda, surgiriam os grupos Kid Abelha, RPM, Titãs, Barão Vermelho, que teve o grande Cazuza, que adorava Bossa Nova e a cantora Marina Lima que é fã de Tom Jobim. De Brasília, surgem os grupos Capital Inicial, Paralamas do Sucesso e o mais famoso grupo de Pop-Rock nacional: Legião Urbana, que teve Renato Russo como vocalista.
Ainda nos anos 80, aconteceu o resgate de um mestre: João Donato, que teve várias de suas músicas ganhando letras de grandes parceiros. Como por exemplo: Cadê Você, com Chico Buarque, A rã, com Caetano Veloso, A paz e Bananeira, com Gilberto Gil.
Em 1982, morre a sensacional Elis Regina. Com apenas 36 anos morrendo de overdose de cocaína misturada com uísque, sendo que a morte dela causa uma grande comoção
Nenhum comentário:
Postar um comentário