quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

4 - As Histórias da Bossa Nova - 12ª parte


12ª parte

Em 1983, Tom Jobim compõs a trilha sonora do filme GABRIELA, CRAVO E CANELA, que foi dirigido por Bruno Barreto. O filme foi baseado na obra do genial Jorge Amado. A trilha sonora do filme tem participação especial da Gal Costa. As músicas do filme são: Chegada dos retirantes, Tema de amor de Gabriela, com a Gal, Pulando carniça, Pensando na vida, Casório, também com a Gal, Origens, também com a Gal, Ataque dos jagunços, Caminho da mata, Ilhéus e a versão completa belíssima do Tema de amor de Gabriela, também com a Gal.

Também em 1983, Tom participa, com Chico Buarque da trilha sonora do filme de Miguel Faria, PARA VIVER UM GRANDE AMOR. As músicas desse disco são: Samba do carioca, clássico do Carlos Lyra e do Vinícius, Sabe você, também do Carlos Lyra e do Vinícius, Sinhazinha, do Chico Buarque, Desejo do Djavan, a bela A violeira, do Tom e do Chico, a sensacional Imagina, que era a primeira música que o Tom tinha feito em 1947 ainda sem nome e mandou pro Chico fazer letra, Tanta saudade, do Chico e do Djavan, A primavera, também do Carlos Lyra e do Vinícius, Samba do grande amor, também do Chico e Meninos, eu vi, do Tom e do Chico.





Em 1984, Tom Jobim forma a Nova Banda. Tudo começou quando o maestro Peter Guith o convidou pra apresentar em Viena, ao lado Orquestra Sinfônica de Viena. Tom falou com o Peter e disse que levaria o cantor e flautista Danilo Caymmi e também seu filho Paulo Jobim, que tocaria violão. O maestro aceitou, mas Tom não estava ainda satisfeito. Resolveu chamar o baixista Tião Neto e o baterista Paulo Braga. Novamente, Tom falou com o Peter e ele aceitou levar mais dois músicos. Em um dos ensaios, olhou para Ana e disse: “Vem cantar comigo.” Tom percebeu que o caminho estava certo. Trocar os metais por vozes. Na mesma noite, chamou sua filha Beth pra cantar no ensaio seguinte. Simone Caymmi, mulher do Danilo, também foi convidada. Estava pronto o coro. Estava criada a Banda Nova, que faria sucesso acompanhando o Tom pelo mundo afora. Depois Tom colocou ainda Jacques Morelenbaun no violoncelo, e no coro acrescentou as cantoras Paula Morelenbaum e a Maucha Adnet.

Em 1985, Tom Jobim grava a trilha sonora do seriado da TV Globo, O TEMPO E O VENTO. As músicas desse disco maravilhoso são: Introdução, música feita baseada no texto de Érico Veríssimo, um trecho de O tempo e o vento ( Passarim), a bela instrumental Chanson pour Michelle, Rodrigo meu capitão, cantada pelo cantor Zé Renato, Um certo capitão Rodrigo, cantado pela dupla Kleiton e Kledir, Minuano, uma música folclórica gaúcha, tocada pelo Borghetti, a versão instrumental de O tempo e o vento (Passarim), a espetacular Bangzália, Querência (Boi Barroso), outra música folclórica gaúcha e no final a versão completa de O tempo e o vento (Passarim).

Também em 1985, surge uma cantora paraense maravilhosa: Leila Pinheiro. Ela ganha o prêmio de revelação no Festival dos Festivais, da TV Globo, com a belíssima música Verde. Dois anos antes, Leila Pinheiro gravou um disco de forma independente.

Em 1986, acontece um encontro maravilhoso entre Cazuza (ex-vocalista do Barão Vermelho) e a filha de João Gilberto - Bebel Gilberto, que o Cazuza considerava sua melhor amiga, como uma irmã. Eles lançam um disco muito bom, com composições próprias com o Dé, namorado de Bebel. É o primeiro disco que Bebel faz. O disco se chama BEBEL GILBERTO. As músicas do disco são: a belíssima Mais Feliz, que anos mais tarde faria um enorme sucesso com a cantora Adriana Calcanhoto, Nós, do Cazuza e do Frejat, Amigos de bar, a também belíssima Eu preciso dizer que te amo, que depois faria sucesso na voz da cantora Marina Lima e Tua na lua.

Também em 1986, o Brasil tem uma surpresa enorme: na trilha da novela Hipertensão, da TV Globo tem o João Gilberto cantando me chama, do Lobão. É um choque enorme, logo o João que sempre foi acusado de puritano, fez uma versão Bossa Nova da música do roqueiro Lobão. Acaba sendo a primeira gravação de uma música rock dos anos 80 feita por um grande nome da Bossa Nova.


Nenhum comentário: