sexta-feira, 28 de março de 2008

6 - A Bossa Nova conquista a Europa - 1ª parte


1ª parte

A Bossa Nova acabou chegando à Europa antes do que nos Estados Unidos com o filme Orfeu Negro, em 1959. Com isso, os europeus conheceram as músicas maravilhosas de Luís Bonfá, Tom Jobim e de Vinícius de Moraes. Logo músicas como Manhã de carnaval e A felicidade comeam a fazer grande sucesso na Europa. Com isso vários artistas europeus passam a se interessar pela Bossa Nova como Henri Salvador e Michel Legrand.

Mas, com o advento do Rock, nos anos 60, os europeus, especialmente os ingleses, começaram a esquecer a Bossa Nova. Na Inglaterra acabam surgindo bandas como The Beatles e Rolling Stones, que fizeram sucesso em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil.

Em 1963, poucos meses depois do concerto no Carnegie Hall, um conjunto que os deuses pagariam pra ouvir: com João Gilberto, João Donato, Tião Neto e Milton Banana fazem uma temporada com muito sucesso na Itália.

No final dos anos 60, assim como aconteceu nos Estados Unidos, a Inglaterra começou a gostar de Soul Music.

No início dos anos 70, Toquinho e Vinícius abriram de novo as portas da música brasileira na Europa, especialmente na Itália, na Espanha e em Portugal. Também no início dos anos 70, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque, estão exilados na Europa e começam a fazer shows por lá, especialmente Chico Buarque que faz sucesso na França.

O primeiro disco do Vinícius de Moraes na Europa foi LA VITA, AMICO, É L'ARTE DELL'INCONTRO, o disco foi lançado na Itália em 1969 com os italianos Sérgio Endrigo e Giuseppe Ungaretti e tem algumas músicas do Vinícius traduzidas para o italiano. As músicas do disco são: Samba da benção, A vida vivida, Serenata do adeus, Mais uma vez, A vida vivida, O que tinha de ser, O mergulhador, Poema dos olhos da amada, outra vez Vida vivida, A felicidade, Poética, A casa, Rancho das flores, Deixa, Soneto do amor total, Se todos fossem iguais a você, O dia da criação, de novo Samba da benção e Finale.

Baden Powell foi talvez o músico brasileiro que fez mais sucesso na Europa. Em 1973, lança em Paris o disco: BADEN POWELL GRAVADO AO VIVO EM PARIS, as músicas desse LP são: Garota de Ipanema, Folha morta, Jesus alegria dos homens, Marcha escocesa, Berimbau, Tristeza, Samba triste, Opus n.º 10, do Chopin e Berimbau.

Em 1976, também na França, sai o disco MELANCOLIE: BADEN POWELL ET CORDES, mais um disco do Baden. As músicas desse disco: Ano e meio, Se todos fossem iguais a você, Midjão, Acalanto das nonas, Rosa Maria, Aos pés da santa cruz, Horizon, Saudade da Bahia, Imagem, Dindi e Só danço samba.


Em 1976, saiu mais um disco de Vinícius de Moraes na Itália, dessa vez com Toquinho e Ornella Vanoni, e também tem várias músicas dele traduzidas para o italiano. O nome do disco é LA VOGLIA, LA PAZZIA, L'INCOSCIENZA, L'ALLEGRIA. As músicas do disco são: Sem medo, A rosa desfolhada, Samba da rosa, Samba em prelúdio, Anema e core, Se ela quisess, Sinal fechado, do Paulinho da Viola, Assenza, Eu sei que vou te amar, Mais um adeus, L'assente, Acende uma lua no céu e Samba pra Vinícius, do Toquinho e do Chico Buarque.

Em 1977, sai o disco MARIA D'APPARECIDA ET BADEN POWELL, do Baden Powell, lá na França. As músicas do disco são: Deixa, A volta, Carta ao poeta, Vou deitar e rolar, Violão vadio, Amanhecer, parceria com a mulher Sílvia, Refém da solidão, Sermão, Samba do perdão e As verdades, todas as outras músicas são em parceria com Paulo Cesar Pinheiro.

Um dos maiores divulgadores da música brasileira, especialmente da Bossa Nova na Europa, foi o Festival de Jazz na cidade suíça de Montreux, que já faz bastante tempo que vários músicos brasileiros participam. Alguns nomes que já participaram foram: Tom Jobim, João Gilberto, Elis Regina, Jorge Ben, Dorival Caymmi, Baden Powell, entre outros, sendo que alguns deles gravaram discos ao vivo por lá.

Em 1979, Elis Regina gravou o disco LIVE IN MONTREUX. As músicas do disco são: Cobra criada, do João Bosco, Cai dentro, do Baden Powell e de Paulo César Pinheiro, Madalena, do Ivan Lins, Ponta de areia/Fé cega, faca amolada/Maria Maria, as três do Milton Nascimento, num pout pourri expetacular, Na baixa do sapateiro, de Ary Barroso, Upa neguinho, Corcovado ao lado do gênio da música instrumental Hermeto Pascoal, uma gravação antológica de Garota de Ipanema, que ela detestava, chegou a jurar que nunca cantaria essa música, também com o Hermeto Pascoal, quando Hermeto começou a tocar ela baqueou, mas logo se recuperou e cantou como se fosse a última música de sua vida, virou a música pelo avesso, cantou uma vez toda em inglês, chegando a imitar Ella Fitzgerald, rindo e debochando, provocou Hermeto, voou com ele diante da platéia eletrizada e Asa branca, também com Hermeto Pascoal, clássico do rei do baião Luís Gonzaga em ambiente free jazz, harmonias jamais sonhadas se cruzando com fraseados audaciosos de Elis, arte musical de altíssimo nível protagonizada por dois virtuoses. Sem dúvida nenhuma foi um disco histórico. Em 2001, Charles Gavin, dos Titãs, garimpando pérolas perdidas achou não só as fitas do disco histórico, como também a gravação completa do show, com outras músicas que não tinha entrado no disco: poderosas interpretações de Elis para o clássico Águas de março e para os vigorosos sambas Onze fitas, de Fátima Guedes, e Agora tá, de Tunai e Sérgio Natureza, três músicas de Gilberto Gil: Amor até o fim, Mancada e a belíssima Rebento, feita justamente pra Elis, fechando o disco a também bela Samba dobrado, do então novato Djavan.

No mesmo ano, só que na Itália acontece um encontro histórico envolvendo Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho e Miúcha, que muitos anos depois se transformaria em DVD chamado MUSICALMENTE , diretamente dos estúdios em Milão. É praticamente o mesmo show do maravilhoso show ao vivo que eles fizeram no Canecão em 1977. As músicas desse DVD sensacional são: Samba de Orly, Pout-pourri de Caymmi, tocado pelo Toqunho no violão, Tarde em Itapuã, Desafinado, Wave, Samba de uma nota só, Águas de março, O que será, do Chico Buarque cantada pela Miúcha, Samba pra Vinícius, Vai levando, Felicidade, Água de beber, Garota de Ipanema,. Sei lá e no fim um pout-pourri de músicas do Baden Powell com Berimbau e Canto de Osanha.

sexta-feira, 21 de março de 2008

5 - A Bossa Nova conquista o Japão - 3ª parte


3ª parte

Em 1998 é um ano especial para a Bossa Nova. É um ano que a Bossa faz 40 anos e no Japão vários discos saem para comemorar essa data. O primeiro deles é o espetacular BOSSA CARIOCA, da Lisa Ono, com participação do Paulo e do Daniel Jobim. As músicas do disco são: Só danço samba, Samba do Soho, Chega de saudade, Samba do carioca, Corcovado, a rara e bela Maria é dia, do Tom Jobim, com direito a trechos da música em japonês, Os dois, da Lisa, numa homenagem ao Tom e ao Vinícius, Samba de verão, Ela é carioca, Diz a ela, O barquinho, Saudade, uma parceria da Lisa e do Daniel Jobim e no final Palpite infeliz, do Noel Rosa.

Outro disco que sai é TODOS OS CAMINHOS, da Jane Duboc, que tem as músicas: Lá e cá, Minha arte, Quem canta seus males espanta, Paixão zen, Diamante negro, Quando alguém cantar, Ninguém, Bailarina, Sem dizer nada, Katmandu, Romã, Todos os caminhos, Farol e de novo, Lá e cá.

O último disco é BOSSA NOVA 40 ANOS, com vários nomes da música popular brasileira. As músicas do Cd são: Desafinado, com a Wanda Sá, Roberto Menescal, Os Cariocas, Leila Pinheiro, Ivan Lins, Leny Andrade, Carlos Lyra, Joyce, Marcos Valle e Paulo Jobim, Samba da pergunta, com Leny Andrade, Meditação, com o Paulo e o Daniel Jobim, Rio que vai Rio que vem, com a Wanda Sá, Berimbau, com Os Cariocas, Pernas, com Sérgio Ricardo, Pode ir, com Leila Pinheiro e Carlos Lyra, Saudade fez um samba, com Roberto Menescal, Eu sabia, com Ivan Lins, a inédita Nara, com a Joyce em homenagem a inesquecivel Nara Leão, Samba de verão, com Marcos Valle, uma raríssima gravação de Chega de saudade, com o Tom Jobim e a Maria Luiza Jobim, Preciso aprender a ser só, com o Silvio César e a inédita Benção Bossa Nova, com Carlos Lyra, Wanda Sá, Roberto Menescal e Leila Pinheiro. No mesmo ano, Roberto Menescal e a Wanda Sá param a cidade de Tóquio, num show comemorativo aos 40 anos da Bossa Nova, com 30 mil pessoas, a maioria absoluta de japoneses, cantando em português (!), os clássicos da Bossa Nova.

Também em 1998, sai no Japão, o disco SUÍTE AFRO-CONSOLAÇÃO, do Baden Powell. As músicas desse disco são: Suíte Afro-consolação, Samba triste, Berimbau, Manhã de Carnaval, Garota de Ipanema, The shadow of your smile, Odeon, Invention, Coisa n.º 1, Jongo, Prelúdio das diminutas, Adelita, Tributo ao professor Meira, O cego Aderaldo e Samba novo.

No mesmo ano de 1998 sai o extraordinário cd ASTRONAUTA – CANÇÕES DE ELIS da maravilhosa Joyce com as músicas feitas em homenagem a Elis Regina, a maior cantora brasileira de todos os tempos. As músicas desse disco são Samba pra Elis, música inédita da Joyce com o Paulo Cesar Pinheiro, maravilhosa composição em homenagem a Elis, com citação de Essa mulher, da Joyce, Canto de Osanha, clássico afrosamba de Baden e Vinícius, Upa neguinho, de Edu Lobo e Gianfranscesco Guarnieri, que virou um ícone na voz da Elis, Morro velho, do Milton Nascimento, a sempre emocionante Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, O cantador, de Dori Caymmi e Nelson Motta, com participação especial do Dori Caymmi, Astronauta (Samba da pergunta), de Pingarrillo e Marcos Vasconcelos, Oriente, do Gilberto Gil, o clássico do samba Folhas secas, do Nelson Cavaquinho, a bela Querelas do Brasil, de Aldir Blanc e Mauricio Tapajós, Menino das laranjas, de Theo de Barros, uma das primeiras que Elis cantou, Essa mulher, música da Joyce e da Ana Terra que a Elis gravou, Na batucada da vida, de Ary Barroso e fechando o disco o superclássico Águas de Março, de Tom Jobim, cantada em inglês brilhantemente pela Joyce e pelo Dori Caymmi.

Em 1999, sai no Japão e depois no Brasil o belo disco: ESTRADA TOKYO-RIO, com o Roberto Menescal e a Wanda Sá. Todas as músicas do disco foram feitas pelo Menescal. As músicas do Cd são: Estrada Tokyo-Rio, com um teclado de emocionar, Nas quebradas da vida, A volta, The king of rock'n'roll, com um toque havaiano, Vai de vez, a melhor gravação do disco, Revolução, Só quis você, Balansamba, Dançar com você, Contemplação, a clássica Rio, Manequim, a bela e rara Saudades de você, uma parceria do Menescal com a Nara Leão e o belo samba Novas bossas.

quinta-feira, 13 de março de 2008

5 - A Bossa Nova conquista o Japão - 2ª parte


2ª parte

Em 1990, Lisa Ono lança mais um disco: NANÃ, as músicas do Cd são: Besteira, Rio de Janeiro, Morcega, Maira, Sereno, Passeio nas estrelas, Litoral do Sol, Paper doll, Guarujá, A abelha e o zangão, Choro e Canto para Nanã. A maioria das músicas tem autoria de Paulo César Pinheiro, parceiro de Baden Powell, e da própria Lisa Ono.

Em 1991, Lisa Ono lança mais um disco: MENINA, as músicas do Cd são: a bela O samba, da Lisa e de Paulo César Pinheiro, Clea, Grumari, Quem fala o que quer, Roda de choro, You`ll never know, O corso, De como um reino se desencantou, Pára com isso, Rio flor do mar, Orixá, Carnaval e Cancela.

Em 1992, o Quarteto em CY, lança no Japão o belo disco ao vivo: BOSSA NOVA. O Cd tem participação da Lisa Ono e tem as músicas: Refém da Solidão/Pra que Chorar/Consolação, Desafinado, Eu Sei que vou te amar, Água de Beber, Onde Anda Você, Samba de uma Nota Só/Você e Eu, Dindi, I`ll See You in Rio, Manhã de Carnaval, A Felicidade, Passeio nas Estrelas, Chega de Saudade e Por Toda a Minha Vida.

Ainda em 1992, Lisa Ono lança mais um disco: SERENATA CARIOCA, as músicas do Cd são: O guarda-chuva azul, Minha casa, Borboleta, Lobo do mar, Primeiro vapor, Água do moinho, Flor do campo, The good life, Velho botequim, Taiyo no Kodomotachi, Brazileiro e Serenata Carioca.

Em 1993, Lisa Ono lança o disco NAMORADA, onde pela primeira vez em disco solo grava alguns clássicos da Bossa Nova, além de músicas próprias. As músicas do Cd são: Namorada, Quero-te assim, Acalanto de amor, Ah! Se eu pudesse, Minha namorada, Pela luz dos olhos teus e O que é amar.

Em 1994, Tom Jobim e a Nova Banda fazem uma turnê mundial, que passa pelo Japão e participam do Cd ESPERANÇA, da Lisa Ono, um disco ao vivo. As músicas do Cd são: Samba de enredo, Temporal em pesqueira, Um abraço no João, Meu carnaval, Estrada Branca, onde tem participação do Tom nos pianos e no vocal, A gafieira, Brincadeira de roda, O carnaval do macaco, Praia nova, O que é que o samba tem, Bolero canção, Um beija-flor e Samba da esperança.

Também em 1994, a cantora brasileira, Astrud Gilberto, que está morando no Japão, lança o disco: SO & SO: MUKAI MEETS GILBERTO, as músicas do disco são: Champagnage e Caviar, da própria Astrud, Velas, do Ivan Lins, Nós dois, do japonês Mukai e da Astrud, o clássico Berimbau, Milagre dos peixes, do Milton Nascimento, Terra firme, Keep on riding, as duas só do Mukai e Hold me, da Astrud.

Em 1995, Lisa Ono lança um Cd só com músicas do João Donato, com participação do próprio. O Cd se chama MINHA SAUDADE, e tem as músicas: Minha saudade, A rã, Brisa do mar, Amor perfeito, Amazonas, A paz, Sambou, sambou, Simples carinho, Terremoto, Até quem sabe, Não tem nada não, Entre um sim e um não e Quem diz que sabe. Esse disco foi o primeiro todo dedicado à obra do João Donato, o primeiro de muitos que viriam depois, na época alguns maldosos chegaram a falar que a Lisa Ono e o João Donato tinham um caso.


Em 1996, a cantora Jane Duboc lança o Cd FROM BRAZIL TO JAPAN. As músicas do disco são: Alguém cantando, do Caetano Veloso, a clássica Manhã de carnaval, Camisa amarela, do Ary Barroso, Alguém cantando 2, Vassourinhas, Se todos fossem iguais a você, Alguém cantando 3, Fotografia, Doce de coco, Alguém cantando 4, João e Maria, do Chico Buarque, Juazeiro, Curare, Alguém cantando 5, Rio, Anda Luiza, Balanço zona sul, Pisa na fulô e Alguém cantando - final.

Também em 1996, Lisa Ono lança mais um Cd, RIO BOSSA. As músicas do disco são: Festa de rua, É luxo só, Baiãozinho, do Eumir Deodato, Senza fine, Na santa paz, Retrato em branco e preto, O pato, Giro, a bela Cerejeira do Japão, Deixa, Dom de iludir e Sambadouro.

Em 1997, sai mais um disco da Lisa Ono, ESSÊNCIA. As músicas do Cd são: Red blouse, do Tom Jobim, Essência, Beijo partido, Across the universe, do Paul Mccartney e do John Lennon (!), Travessia, do Milton Nascimento, Waiting for Angela, Non-stop to Brazil, do Luís Bonfá, Smile, Me leva, Afternoon in Thailand, Me nina e Shia a wa se.

Também em 1997, sai mais um disco da Astrud Gilberto no Japão: chamado de THE GIRL FROM IPANEMA. As músicas do disco são: The girl from Ipanema (mais uma vez!), Meu pião, Far away, Well make today last night again, Black magic, All I've got, as últimas quatro da própria Astrud, Love for sale, Puppy song e um medley com Mamãe eu quero e Chica chica boom chic, famosas na voz de Carmem Miranda.